A SATO comemora 82 anos de existência em 2022. De criadora de caixas de bambu a uma das empresas no Top-Tier Prime Section da Bolsa de Tokyo, a SATO tem uma história de trabalho, criatividade e dedicação. 

Desde 1940, a história da SATO está vinculada aos desafios enfrentados pelo mundo em cada período histórico, sendo movida pelas demandas de transformação no mercado e trabalhando, até hoje, por um desenvolvimento que impacte positivamente a sociedade.

A SATO desenvolve soluções de impressão, identificação e rastreabilidade para clientes de diferentes setores, como indústrias, logística, varejo, alimentos, saúde e outros.

  • 1940

     

    O COMEÇO DE TUDO

    O Japão passava por um momento de escassez de materiais como metal e madeira, quando toda matéria-prima disponível havia sido direcionada para o esforço de guerra contra os Aliados, na 2ª Guerra Mundial.

    Com isso, Yo Sato, fundador da SATO, desenvolveu uma caixa de transporte trançando tiras de bambu. Com o sucesso dessas caixas e sua crescente demanda, Yo Sato também precisou criar e patentear máquinas para a fabricação destas caixas.

    Suas criações passaram a suprir necessidades da população. Passou a pensar em novas formas de automatizar processos, desenvolvendo um empacotador de jornais para economizar tempo e trabalho em um processo que era totalmente manual. 

    Sua criação revoluciona o mercado novamente e suas máquinas passam a fazer parte da produção das grandes editoras japonesas, agências do correio, além de máquinas para criar pequenas caixas de porção individual de alimentos. Até mesmo o Banco do Japão passou a utilizar suas máquinas, provocando uma verdadeira revolução logística nas décadas de 1940 e 1950.

  • ANOS 60 E 70

    O FLORESCER DA PROSPERIDADE E A EXPANSÃO MUNDIAL

    Após anos de dificuldade, vivendo à sombra dos resultados da guerra, o Japão começa a sentir os resultados do esforço e do trabalho de seu povo, e entra em um período de forte crescimento industrial e de florescimento do varejo a partir dos anos 60.

    Com a ampla oferta de produtos básicos para casa e também de alimentos que começam a ser processados, aumentando a demanda, os mercados e o comércio em geral viram a necessidade de identificar produtos nas prateleiras, além de facilitar o trabalho nos caixas.

    Foi assim que, novamente, vendo a necessidade surgir novamente, a agora chamada Sato Machinery & Engineering Co. Ltd., criou a etiquetadora manual – mais conhecida como lambe-lambe – em 1962.

    Dessa maneira, a SATO transforma a etiquetagem e identificação de informações em sua principal atividade. A etiquetadora manual SATO rapidamente se espalha pelo setor de varejo do Japão e, tempos depois, é exportada e torna-se um fenômeno global.

     

    ANOS 60 E 70

  • ANOS 80

     

    A DÉCADA DA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA JAPONESA

    Quando, em 1973, a SATO participa da feira promovida pela Super Market Institute, em Dallas, nos EUA, ela pode mostrar aos principais varejistas norte-americanos suas soluções em etiquetagem e identificação.

    A partir dessa experiência e vendo as necessidades dos maiores supermercados do mundo, foi que a SATO passou a aprimorar seus produtos e investir em pesquisa.

    Os sistemas nos pontos de venda eram computadorizados (os POS) e as etiquetas de código de barras passaram a ditar o padrão no comércio.

    O problema é que as tradicionais etiquetas impressas em impressoras térmicas diretas desbotavam rapidamente em contato com calor ou certos tipos de luzes.

    Foi assim que, por tentativa e erro, a SATO lançou a primeira impressora de código de barras de transferência térmica (TT) do mundo, a M-2311, em 1981.

    Por possuir ribbon, uma espécie de tinta, esse novo tipo de impressão de etiquetas deu aos varejistas, atacadistas e fabricantes a capacidade de imprimir etiquetas de código de barras duráveis e de qualidade.

    Foi também na década de 80 que a SATO passou a desenvolver sistemas específicos de identificação automática (auto-ID). Assim, foi possível atender aos requisitos exclusivos de diversos setores como vestuário, logística, fabricação e saúde. 

    Através dessa nova tecnologia, a SATO pôde fornecer aos seus clientes maior precisão e eficiência nas operações locais, que passaram a dispensar serviços terceirizados, tornando-se autossuficientes.

    Foi também na década de 80 que a SATO estabeleceu fábricas e escritórios nos Estados Unidos, Malásia, Cingapura e Alemanha, consolidando sua presença internacional.

  • ANOS 1990 E 2000

    A CONSOLIDAÇÃO FINANCEIRA

    A “criatividade incessante”, lema da SATO, tornou-se mais necessária que nunca na última década antes do “Bug do Milênio”, ou Y2K como ficou mundialmente conhecido.

    Tratava-se de um medo de que todos os computadores, às 00h00 do dia 01/01/2000, entrassem em conflito e a previsão era de que todos os bancos de dados do mundo e da internet fossem deletados.

    Foi assim que a SATO e seus especialistas entenderam que tinham um papel fundamental na manutenção desses dados.

    Com uma história de engenhosidade, criatividade e suporte às necessidades, em 1993 a SATO reformulou seu modelo de negócio, chamando-o de DCS & Labeling, ou Data Collection Systems & Labeling.

    O objetivo era formar uma combinação de tecnologias de identificação automática (auto-ID), como códigos de barras, impressoras e etiquetadoras manuais, conectando diversos pontos de trabalho através de dados consolidados. 

    Com isso, a SATO torna-se uma opção completa para a manutenção de dados em qualquer segmento do comércio ou indústria, tornando-a uma das principais empresas do Japão.

    Em 1994, é listada na Segunda Seção da Tokyo Stock Exchange, a Bolsa de Valores de Tóquio. Após isso, passa a estabelecer novos escritórios em outros países e a adquirir empresas, como a inglesa Nor Systems Ltd.

    A SATO entra nos anos 2000 na Primeira Seção da Bolsa de Tóquio e passa a próxima década expandindo seus negócios, adquirindo novas empresas e se estabelecendo em países por todo o globo, como o Brasil.

    Em 2011, a SATO estabelece um escritório no Brasil e, em 2012, adquire a Argox, empresa que concentra soluções de código de barras de nível médio e de entrada. Três anos depois, em 2015, também realiza a aquisição da Prakolar, empresa de rótulos autoadesivos que estava entre os líderes do mercado de rótulos no Brasil.

     

    ANOS 1990 E 2000

DE 2022 PARA O FUTURO

Em 2022, quando completamos 82 anos, comemoramos também nosso 11º ano de atuação no Brasil. 

Atualmente, a marca SATO está presente em 90 países e possui escritórios em outros 25 . Desenvolve soluções de identificação automática, além de possuir sua própria série de impressoras térmicas, impressoras RFID, módulos de impressão, etiquetas, ribbons, softwares de gestão em nuvem, controle, design de etiquetas e muito mais.

Também aplica sistemas de impressão e identificação automática em diferentes indústrias por todo o globo.

Com uma história consolidada de sucesso e muito trabalho, a SATO também busca aplicar incessantemente a criatividade para desenvolver soluções para qualquer modelo e segmento de negócio, em diferentes setores e indústrias.